sexta-feira, 13 de junho de 2014

Adaptação de crianças em novo ambiente escolar.

Informações sobre o processo de adaptação no maternal:


1 – A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;

2 – A vinda do bebê para a creche deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;

3 – A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo;

4 – Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta ou fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animalzinho de estimação;

5 – O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola;

6 – A ausência do choro não significa que a criança (bebê) não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola;

7 – Cabe à mãe entregar a criança (bebê) ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;

8 – Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.

9 – A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães;

10 – Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;

13 – Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;

14 – O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente;

15 – Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.)

16 – É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.

17 – A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno(manhã ou tarde).


Fonte de pesquisa: Site: http://guiadobebe.uol.com.br/socializacao-e-adaptacao-da-crianca-na-pre-escola/.

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