Informações sobre o processo de adaptação no maternal:
1 – A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura;
2
– A vinda do bebê para a creche deve ser preparada; entretanto,
evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar
suspeitas e insegurança;
3
– A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso
tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco
tempo;
4
– Cuidados devem ser tomados nesse período de adaptação em
relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta ou
fraldas, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente
próximo ou animalzinho de estimação;
5
– O choro na hora da separação é frequente e nem sempre
significa que a criança não queira ficar na escola;
6
– A ausência do choro não significa que a criança (bebê) não
esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade
a criança a ficar na escola;
7
– Cabe à mãe entregar a criança (bebê) ao educador, colocando-a
no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável
deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;
8
– Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.
9
– A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua
presença nela, além de dificultar a compreensão da separação,
fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães;
10
– Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando
necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;
13
– Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação
e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará
melhor a nova situação;
14
– O período de adaptação varia de criança para criança, é
único e deve ser avaliado individualmente;
15
– Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o
período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos
(febre, vômitos etc.)
16
– É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de
sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de
proteção ocorrem simultaneamente.
17
– A adaptação das crianças de período integral inicialmente
deve ser feita em um turno(manhã ou tarde).
Fonte
de pesquisa: Site:
http://guiadobebe.uol.com.br/socializacao-e-adaptacao-da-crianca-na-pre-escola/.
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